Notícias

Bombeiros da Marinha Grande presentes no Congresso da Liga

✅A Associação de Bombeiros Voluntários da Marinha Grande marcou presença, no dia 30 de outubro, no 44º Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses, que decorreu em Santarém e no qual foi eleito António Nunes como novo presidente.

A atual presidência, encabeçada por Jaime Marta Soares cessa funções a 8 de janeiro de 2022.

Os bombeiros marinhenses foram representados por Pedro Franco, presidente da Direção, e Vítor Graça, comandante da corporação.

Para além da eleição do novo presidente, os participantes debateram outros temas relevantes para os corpos de Bombeiros, como o financiamento pelo

Estado, seguros, isenções de impostos ou a antecipação da idade da reforma.

#bombeiros

#bombeirosvoluntários

#ahbvmg

Os Bombeiros da Marinha Grande reforçam a sua capacidade de intervenção

Os Bombeiros da Marinha Grande reforçam a sua capacidade de intervenção

O Veículo Tanque de Grande Capacidade (VTGC) ao serviço do Corpo de Bombeiros (CB) da Marinha Grande desde 1991 deu lugar ao Veículo de Apoio Logístico Específico (VALE).

Era conhecida a dificuldade com que os operacionais lidavam com as limitações técnicas do veículo VTGC Scania, essencialmente com uma insuficiente potência do motor com 400CV para um peso de cerca de 50 toneladas (32.000 litros de água, mais peso da cisterna, mais o do “trator”), com gastos obrigatórios em manutenção após cada intervenção, com o evidente sobreaquecimento do motor, desgaste exagerado dos pneumáticos em cada saída e com visíveis problemas de estabilidade e segurança.

Para melhorar a rapidez e a eficiência no combate a incêndios, com maior segurança e menos gastos de manutenção, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Marinha Grande (AHBVMG) decidiu adquirir um outro veículo. Depois de muitos contactos e de entre várias possibilidades de seleção, a escolha recaiu sobre um veículo de marca Scania com 580CV de potência, em segunda mão, por imperativos de boa gestão financeira. A cisterna mantém-se a mesma, mas com alguns reforços estruturais e melhoramentos de vária ordem.

Com uma pintura nova, decoração em vinil refletor, que dá visibilidade em terrenos de operação, o VALE tem a uma identificação própria, que garante a segurança daqueles que o operam.

Ultrapassadas as várias fases de intervenções mecânicas, seja de revisão, manutenção e inspeção, feitos os melhoramentos funcionais considerados apropriados e necessários, a Direção da AHBVMG pôs o VALE ao dispor do CB no dia 20 de agosto de 2021, conforme registam as fotos.

Adeus VTGC, bem-vindo VALE!

A Direção

Incêndio Florestal

|| Incêndio Florestal ||

Os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, foram ontem, dia 20 de Agosto, pelas 12:24h, accionados pelo CDOS de Leiria para um incêndio florestal na localidade de Coucões, Colmeias.

Para o local foi enviado o nosso VFCI 08, VTTU 03 e VCOT 03 com um total de 8 elementos.

Imagem de arquivo

Incêndio Florestal

|| Incêndio Florestal ||

Os Bombeiros da Marinha Grande, receberam hoje, dia 17 de Agosto, pelas 15:32h, um alerta para um incêndio florestal na Mata Nacional de Leiria na zona do Pilado, Marinha Grande.

Prontamente foram accionados os Corpos de Bombeiros da Marinha Grande, Vieira de Leiria e Maceira e um Meio Aéreo.

Após chegada ao local, verificamos que o incêndio se localizava no lugar da Mioteira, área de intervenção dos Bombeiros Vieira de Leiria, o mesmo encontrava-se arder com intensidade e foram solicitados mais meios para o Teatro de Operações.

Foi acionado os Corpos de Bombeiros de Batalha, Voluntários de Leiria e Pataias, bem como mais meios da Marinha Grande e Vieira de Leiria.

Esteve também presente no teatro de operações, os Sapadores Florestais, o Serviço Municipal de Proteção Civil, uma máquina de rastos e GNR.

Acidentes Viação

|| Acidentes Viação ||

Recebemos hoje perto das 07:00H, um alerta para um despiste de um motociclo, na zona da Ponte Nova, em que o acidentado conseguiu contactar familiares até se esgotar a bateria do telemóvel.

Devido às suas lesões, não conseguia movimentar-se para a estrada, de forma a facilitar o seu socorro.

Foram acionadas equipas de busca, que conseguiram localizar a vítima pelas 10:30H.

A mesma, foi transportada em estado grave para o Hospital Universitário de Coimbra, com acompanhamento da Viatura Médica de Leiria (VMER).

Nesta operação de socorro, estivemos presentes com 6 viaturas e 22 Bombeiros.

Estiveram envolvidas também outras entidades, tais como o Serviço Municipal de Proteção Civil da Marinha Grande, GNR, PSP e VMER de Leiria, perfazendo um total de 5 viaturas e 10 elementos.

Mais tarde pelas 16:52h, recebemos um alerta para um acidente com encarcerados no lugar de Casal da Lebre, Amieirinha.

Para o local foi enviado uma Ambulância de Socorro e uma viatura de desencarceramento com um total de 9 elementos.

A vítima foi transportada em estado leve para o Hospital de Leiria.




Video Institucional